Aromaterapia – A terapia dos Aromas

“Cheirinho cura?”

A terapia dos aromas para as emoções, corpo e alma. Muito se ouve falar nesse termo, mas ele ainda é bastante novo para nossos ouvidos, então vamos falar um pouco do que compõe a aromaterapia para usar no dia a dia seus incríveis benefícios. A aromaterapia consiste no uso de óleos essenciais extraídos diretamente de plantas que tenham moléculas aromáticas para beneficiar a nossa saúde. E ai tem muita gente que vai falar “mas cheirinho cura?”, bem, é ai que começa a nossa jornada, pois a aromaterapia, embora seja perfumada, não se trata apenas disso.

aromaterapia

Hoje vou falar brevemente sobre isso, mas caso tenham dúvidas podem escrever que falaremos mais sobre cada pergunta. A aromaterapia é dividida em alguns “setores”:

  •  Aromacologia: área destinada a produção de perfumes (para corpo e ambiente esse conhecido como marketing olfativo) que é a forma mais popular – por isso a fama de “cheirinho”.
  • Aromatologia: termo usado na França que inclui a ingestão de óleos essenciais – pratica realizada apenas por médicos especializados devidos aos efeitos químicos de interação que os óleos podem ter com outros medicamentos e substâncias no corpo – muito importante lembrar que o mito “se é natural não faz mal” pode ser perigoso.
  • Aromaterapia Clinica: fundada por nomes como Shirley Price e Robert Tisserand tem como objetivo usar a propriedade química de cada óleo essencial como medicamento tópico devido ao efeito que cada tipo de molécula tem sobre o sistema nervoso central afetando emoções e corpo.

Assim, um terapeuta qualificado pode indicar para cada problema um óleo ou a combinação deles para ajudar sua saúde – desde oscilações emocionais até tratamento de câncer e outras doenças graves podem ser feitos com o uso da aromaterapia sem conflitar com tratamentos médicos que já estejam em andamento. Além de perfumar melhora sua saúde, o que mais se pode querer?! 

Artigo publico no portal Lápis de Olho em 26/03/2015.

aromaterapia1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s