Vistos

Visa

Visto, sem ele não tem viagem, certo? Prioridade nesse processo sempre.

Passaporte precisa ter pelo menos 6 meses de validade e partir da data de emissão do visto e cada pais tem suas regras. Importante consultar o site do consulado do local que deseja visitar para ter mais detalhes sobre o seu caso.

No meu caso, Tailândia brasileiros não precisam mais de visto, mas até então o carimbo era emitido no aeroporto na chegada (vamos ver como isso será na chegada efetivamente, depois conto tudo).

Laos, vou chegar pela Tailândia e também é emitido na fronteira – sem problemas. O que li em alguns blogs é que pode haver uma “taxa” cobrada de US$1 caso você chegue em horários não comerciais. Claro que essa tal taxa é indevida, mas é como um “caixinha” por estarem fora do horário convencional – também dou maiores detalhes depois da passagem, embora meus planos sejam de cruzar em dia de semana pela manhã.

Vietnã, sim… esse precisa de visto. Precisei mandar meu passaporte para o consulado deles em Brasília. Inicialmente havia pago pelo pedido de visto de 3 meses com múltiplas entradas para poder descer Laos e Vietnã simultaneamente, mas para o visto de 3 meses eles pedem confirmação de passagem e reservas de hotel, o que, claro… não tenho, pois esses arranjos serão feitos ao longo da viagem conforme o curso dos fatos. Concluindo, o que me permitiram foi uma visto de 30 dias com múltiplas entradas e se precisar ficar mais terei que pagar outro visto de 30 dias (as taxas também estão no site do consulado vietnamita.

Visto Vietnan

Tem algumas empresas que oferecem o serviço de emissão de visto junto ao consulado, mas preferi fazer direto, porque pelas empresas o consulado emitia uma carta e ao chegar ao aeroporto (única e exclusivamente aéreo, portanto não poderia cruzar por terra) o funcionário emitiria seu visto – achei um tramite desnecessário já que me dão a opção de fazer direto. Mandei tudo por Sedex AR e ontem recebi o passaporte de volta.

Cambodia o visto é também na fronteira, portanto sem burocracias.

O que alguns blogs alertam é para o tal taxa indevida que a corrupção da espaço. Procure sempre se informar de fontes oficiais valores e documentação.

Vou levar fotos extras, tamanho 3×4 e 5×7 para essas ocasiões.

Falta pouco!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s