Teera: Viver Para o Antigo e Novo Templo

Teera Temple MapTeera é um monge budista muito simpático que me parou na rua quando estava a caminho da estação de ônibus e me contou que vive naquele templo próximo ao hostel que me hospedei a cerca de 20 anos.

Estava andando pela beira do rio quando ele me convidou para conhecer o templo. Aceitei e uma jornada incrível se iniciou.

Pude presenciar como a incrivelmente linda e detalhada decoração de um templo é feita. Vi desde a medida e corte de cada pequenino pedaço de espelho até sua colocação em cada minúsculo espaço das paredes (até me deixaram colocar um!).

Teeras mirors

Presenciei um funeral, onde todos celebram por 3 dias a morte da pessoa, pois quem se foi se libertou do sofrimento da terra e após esses dias acontece uma “procissão” e cremação do corpo.

Conheci os animais que vivem junto aos monges e me deram permissão para conhecer as áreas internas dos dormitórios. Pude tomar um café gelado com Teera em seu quarto/ templo que de maneira muito feliz me mostrou centenas de fotos que recebe de outros visitantes ao redor do mundo. Todos convidados por ele da mesma maneira que fui para estar em sua presença naqueles momentos inacreditáveis.

Old New Temple

Sua grande paixão: Paris. Ele guarda fotos, canetas e mesmo uma mini réplica da Torre Eiffel com todo o carinho próximo a seu altar. Seu grande orgulho e sua razão de viver são esses templos: O antigo e o novo, o qual está sendo inteiramente revestido desses mini espelhos para que brilhe ao nascer do sol, nas primeiras orações do dia e também no por do sol quando se retiram para seus aposentos.

Conversar sobre os templos, seu modo de vida, sobre a rotina do colégio anexo ao templo e ao mesmo tempo sempre preocupado em tornar seu tempo ali agradável o deixam imensamente feliz.

Teera and me

Pra mim foi uma das experiências mais lindas da minha vida, ver a simplicidade do que é ser feliz independente do tamanho que seja seu mundo, porque a grandiosidade desse mundo está no amor e na gratidão que temos internamente e que traz a sustentação e a beleza do que está fora.

Me sinto profundamente abençoada por essa experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s