Muang Ngoy Neau – Dentro de Uma Poesia

em

Muang Ngoy_1De Nong Khiaw segui de barco um pouco mais ao norte até uma vila chamada Muang Ngoy Neau, com 1000 habitantes atualmente está hoje com energia elétrica que recebeu a cerca de 3 anos atrás e está, assim como Nong Khiaw, numa das áreas que mais foi bombardeada pelos EUA durante a guerra entre 1964 – 1973, sendo esse um dos maiores bombardeamentos aéreos de história.

Foram disparados 580.344 mísseis sobre Laos, além de 2 milhões de toneladas de bombas, o que custou US$2.2M por dia. Cerca de 30% das bombas lançadas falharam na detonação, deixando o pais com áreas explosivas. Em 1994 o “Mines Advisory Group” do Reino Unido iniciou um processo de limpeza que irá durar mais de 100 anos para ser finalizado. Conviver com essa ameaça faz parte da vida em Laos.

A viagem foi feita em um barco local bastante pequeno, com todos sentados no chãoMuang Ngoy_4 e na chegada nos deparamos com uma alta escada que nos leva ao primeiro lado da vila onde ficam as hospedarias e alguns restaurantes para os viajantes que usam a vila principalmente como ponto intermediário entre Nong Khiaw e Muang Khua (fronteira com Vietnã ainda do lado de Laos).

Caminhando pela rua principal, que na verdade divide a cidade entre a área turística e a vila local, podemos encontrar um pequeno templo, escolas, casas típicas construídas em bambu e rattam com tecelã trabalhando misturadas ao animais que fazem parte de todo o cenário de chão de terra batida bastante seca.

Muang Ngoy_2

Infelizmente a estrutura do local é ainda muito primária e é difícil encontrar comida local, assim a opção acaba sendo os restaurante a beira rio para os turistas que ali chegam. Boa gastronomia, mas bem mais cara se comparada ao preço habitual.

A mescla do rio, com as pousadas, restaurantes e a simples estrutura da vila da a nítida sensação de termos saído do mundo e ido para dentro de um quadro ou uma linda poesia. Embora o calor seja intenso, cada lado que se olha é uma surpresa que ficará em na memória.

Stela

Muang Ngoy_3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s