Sol: Mocinho ou Vilão?

O sol… fonte da vida, sem ele nenhuma planta cresce, nenhuma vida sobrevive, mas ao mesmo tempo pode manchar a pele, pode causar câncer, então a melhor solução será mesmo fugir de sua luz?

Nascer do Sol, Nascer da Vida
Nascer do Sol, Nascer da Vida

A algum tempo atrás tive o privilégio de conhecer o trabalho do Prof. Neurologista da UNIFESP, Cícero Coimbra que trata doenças autoimunoes (doenças as quais o sistema imunológico ataca o próprio organismo), como esclerose múltipla, hipertensão, câncer, diabetes, psoríase entre outras com o uso quase que exclusivo de Vitamina D, a qual ele explica não se tratar de uma vitamina, mas sim de um hormônio que rege múltiplas funções em nosso organismo. A deficiência de vitamina D é uma epidemia hoje, principalmente nas grandes cidades devido ao estilo de vida urbano e conforme os anos passam o maior número de doentes tem aumentado já que há cada vez menos exposição solar.

A principal justificativa que sempre ouço é sobre as manchas na pela, mas o tempo necessário para que seu organismo produza 10.000 unidades de Vitamina D é de apenas 20 minutos e que podem ser aproveitados nas horas de baixa incidência de ultravioletas que é antes das 10h e após as 16h. É importante reforças que essa exposição precisa de pernas e braços livres, inclusive de protetor solar, visto que esse barra a produção natural do organismo.

Cam Tho - Vietnan
Nascer do Sol no Delta do Rio Mekong (Cam Tho – Vietnan) em Junho 2015.

            “Ao mesmo tempo que a vitamina D é importante, existe uma neurose com relação à exposição solar. Afinal, o que é saudável? Nossa única fonte fisiológica de vitamina D é o sol e, ironicamente, o momento em que esse hormônio é produzido pelo organismo coincide justamente com as horas em que a radiação solar é mais forte e que, se for excessiva, pode provocar câncer de pele. Mas 20 minutos sem protetor solar (porque ele praticamente bloqueia a produção desse hormônio) só trarão benefícios ao organismo. Não existe uma única célula humana que não seja beneficiada pela vitamina D. Além das doenças autoimunitárias, a carência desse hormônio pode causar hipertensão, diabetes, câncer e abortos no início da gestação, além de estar correlacionada com doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Se fosse dada uma complementação de apenas 5 mil unidades por via oral para toda a população urbana adulta, seria possível diminuir, da noite para o dia, de 40% a 50% o número de novos casos de câncer.

Prof. Cicero Coimbra – veja entrevista completa aqui.

Diariamente procuro ficar esses 20 minutos no sol e desde então só tenho notado benefícios na minha saúde que vão desde melhor disposição física até melhora de metabolismo para citar somente alguns. Se o sol é a fonte da vida, porque vamos nos afastar completamente dele? Tudo em excesso pode ser prejudicial, então é como sempre digo, o Caminho do Meio, ponderação em todos os aspectos só nos trazem benefícios, então porque não começar a experimentar o que a Vitamina D pode fazer por você?

PS: se for suplementar é recomendado até 5.000 unidades dia, além disso somente com acompanhamento médico, ok?

Grande abraço,

Stela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s