Yemanjá, rainha do mar, a mãe sagrada de todos, senhora de todas as cabeças.
Da sua união a Oxalá nasceram Ogum, Exu, Oxóssi e Xangô e em diversos mitos conta-se sobre suas saídas ao mundo e entre história ou outra deu origem aos rios, o que a coloca também como mãe de Iansã, Obá e Oxum (há variações).
É conhecida por sua beleza, doçura, acolhimento e amor que dedica a todos os seus filhos. Iemanjá é a regente da psique humana, por isso é chamada de Senhora de Todas as Cabeças.
Até mesmo dos filhos considerados ‘perdidos’ ela cuida com amor que ensina a respeitar e corrigir os erros cometidos. Sua força em terra nos traz a doação sem limite, aquela que de tanto amor nunca vê outra coisa que não seja distribuir. É como uma floresta que infinitamente derruba suas sementes ao chão, sem saber se irão brotar, mas faz assim mesmo e o amor de Iemanjá é assim, é distribuído e um dia irá florescer no coração de seus filhos.
Na aromaterapia, podemos trabalhar os óleos essenciais em creme para trazer as energias de Iemanjá a fim de melhorar a auto estima, o poder feminino, a aceitação de tudo e todos exatamente como a vida os fez e nos fez, assim aprendemos a não apenas aceitar as diferenças do próximo, mas a nos aceitar também. Eleva a beleza, amor e sensualidade, além de trazer balanço e equilíbrio a mente e aos hormônios nas fases femininas de menstruação e menopausa. Facilitar circulação linfática, reduz inchaço e equilibra níveis hormonais.
Iemanjá, aquela cujos filhos são peixes, é isso que significa seu nome.
Que Vós nos abençoe com seu espelho que refleti o exemplo de amor que erés. Enche nossos corações com sua Luz e nos conduza com suas mãos pelo caminho da Lei Divina até o fim de nossa jornada.