Quando Se Quer É Possível Sim

A alguns meses atrás uma amiga muito querida se mudou para os Estados Unidos para trabalhar e um dia quando conversávamos, entramos no assunto: comida americana, e qual não foi minha surpresa ela me contou fatos que nem imaginava.

A experiência foi tão interessante que pedi que ela escreve um texto contando sobre essa realidade alimentícia de lá, mais especificamente na Califórnia.

Sendo a alimentação um dos pilares da naturopatia, achei que vocês iriam gostar dessa nova informação que nos mostra que é possível mudar, sim, quando se quer.

Mosaico Natural Alimento Organico Stela Kiill

” Uma nova sensação de pureza: alimentação orgânica no Vale do Silício

Quando eu e meu marido decidimos nos mudar do Brasil para o Vale do Silício nos Estados Unidos, tínhamos uma série de expectativas em relação a esta grande mudança que estávamos propondo a nossa família, mas nenhuma dessas mudanças foi tão positiva como a relacionada com a nossa alimentação.

Somos de filhos de São Paulo e, como todo e qualquer Brasileiro que conhece, ou vive, na nossa amada cidade, tínhamos uma alimentação menos correta e natural, afinal a vida em São Paulo não me permitia muita disponibilidade para ter a desejada ‘comida fresquinha’ na mesa. As compras nos conhecidos ‘Sacolões’ eram limitadas a uma vez por semana, em geral nas manhãs de domingo. Durante a semana só era rota em caso de alguma ‘emergência’. Isso nos mantinha com a alimentação equilibrada apenas nos primeiros dias da semana e causava também um desperdício imenso, pois muita coisa que não era consumida nestes dias acabava estragando e não chegava ao final da semana, ou seja, duas grandes perdas: saúde e dinheiro.

Mosaico Natural Alimento Organico Stela Kiill

As crianças, tenho duas, só comiam frutas, legumes e verduras com insistência. Apesar de ter assistentes trabalhando comigo, eu sempre me responsabilizei pela comida e quando chegava em casa enfrentava a segunda jornada para incluir o máximo de itens saudáveis na alimentação deles.

Quando veio a proposta da mudança, um dos meus medos era exatamente a alimentação. Quando pensava nos Estados Unidos a imagem de comida que me vinha à cabeça eram as pizzas de Nova Iorque, Mac & Cheese e hot-dog, além claro das famosíssimas marcas de fast food que surgiram aqui e conquistaram o mundo. O fast food tem gosto de Estados Unidos.

Me lembro que na primeira visita que fizemos ao Vale do Silício, quando já tínhamos aceitado a proposta, eu fui visitar os mercados da região para conhecer a variedade de frutas, legumes e verduras que havia por aqui. E aí, SURPRESA: todo o meu medo era baseado em muita falta de informação.

Mosaico Natural Alimento Organico Stela Kiill

A Califórnia é super orgânica! Sim, a Califórnia é o estado que mantém o maior número de produtores orgânicos dos Estados Unidos, com 2714 fazendas que são responsáveis pela produção de temperos a frutas e legumes. Algumas frutas são importadas, manga, por exemplo, vem do Brasil, mas todas passam pela aprovação do ministério da agricultura, aqui conhecido como USDA (United States Department of Agriculture) que tem o selo ‘USDA Organic’. Esses dados são de 2012.

A Associação de Comércio de Orgânicos (OTA) reporta que as vendas de alimentos e bebidas orgânicas nos Estados Unidos cresceu de 1 bilhão de dólares em 1990 para 27 bilhões de dólares em 2010. Dados também de 2012. As regiões que lideram o ranking sendo os maiores consumidores de alimentos orgânicos são a Baía de São Francisco, onde está o Vale do Silício, e Los Angeles, terra dos famosos.

E a coisa não para somente na produção de frutas, verduras e legumes. Vai também para a produção de leite, ovos e carnes. É muito difícil você encontrar ovos de granja que confinam as galinhas em gaiolas ou espaços em que elas não possam andar, abrir as asas e pôr seus ovos em linhas de produção. As galinhas aqui são de fazenda, criadas soltas e pondo seus ovos em ninhos, este é o conceito de ovos Cage-Free (livre de gaiola, em tradução livre). Em relação as carnes todas precisam ser certificadas pela USDA e somente são aprovadas carnes de alimentação vegetariana (grass feed), ao invés da alimentação baseada em farelo de milho, e sem hormônios.   Resultado disso, o sabor da carne, seja da carne de galinha ou de vaca é um sabor completamente diferente daquele que estamos acostumados. Eu também demorei para acostumar, achei até incômodo no começo, mas agora já me acostumei e vejo a diferença na panela. A carne não deixa aquela gordura grossa na panela quando a panela esfria. Mais um ponto positivo!

Mosaico Natural Alimento Organico Stela Kiill

Bem, falei sobre tudo isso para chegar aqui: a alimentação orgânica faz diferença. E qual é esta diferença? Começa pelo sabor, uma caixa de morangos é inteirinha de morangos doces, realmente doces, eles têm sabor. A melancia também é doce, o melão é suculento e a tangerina também é suculenta e deliciosa. Absolutamente tudo tem seu sabor e, definitivamente, não é artificial.

Falando das verduras, elas são crocantes, vivas e cheirosas. A couve, por exemplo, virou um xodó na comida aqui de casa. A minha filha mais velha, que não comia nenhuma verdura no Brasil, passou a aceitá-las e isso só me mostra que a questão é o sabor. Realmente o sabor mudou e para melhor. Sinto a pureza nos alimentos, afinal a definição de alimento orgânico é aquele que cresce livre de pesticidas, fungicidas, fertilizantes químicos e/ou geneticamente modificados. A comida orgânica é só comida, como foi no passado.

Enfim, a mensagem que deixo é de que a alimentação orgânica não só é mais saudável, como é mais saborosa. Tenho certeza de que os resultados serão muito diferentes nos próximos exames de colesterol do pessoal daqui, que viviam no limite.

A mudança para a alimentação orgânica chegou para nós, e para você?”

Rita Paixão para Mosaico Natural.

Mosaico Natural Alimento Organico Stela Kiill

#mosaiconatural #bussoladavida #praserfeliz #saude #bemestar #naturopatia #propositodealma #espiritualidade #autoconhecimento #curainnatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s