Manjericão (Ocimum basilicum)

Tempero, proteção, anti envelhecimento, amor, prosperidade, calmante! Que mais se pode querer?

Como tempero é delicioso, perfume encantador, sabor marcante e propriedades medicinais incríveis… apresento o Manjericão (Ocinum basilicum).

Nasceu na Ásia Central e Índia, mas hoje está em todo o planeta e é também popularmente conhecido por basílico, basílico-grande, segurelha, alfavaca-cheirosa, alfavaca-doce, manjericão-anão, manjericão-branco, manjericão-de-folha-larga, manjericão-doce, manjericão-dos-cozinheiros, albahaca (espanhol) e basil (inglês).

Manjericao

Se trata de uma planta que cresce de 50cm a 100cm com folhas ovaladas e de um verde vivo, de sabor doce e picante, sendo essas a morada das moléculas aromáticas extraídas a vapor para produção do óleo essencial. Suas flores normalmente brancas e rosadas, nascem em espigas.

As propriedades medicinais da erva são analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagogo, expectorante e sedativa.

Indicações: infecções da pele, infecções das vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência (inchaço), insônia, problemas digestivos, reumatismo, mau hálito e aftas (gargarejo), além de auxiliar na melhoria da visão.

Nas suas folhas podemos observar a presença de vitamina A, responsável por restaurar a visão, principalmente a noturna; também possui vitamina K que auxilia a manutenção da cartilagem, ossos, aparelho digestivo e tecidos pulmonares, além de evitar perda de sangue em casos de contusões e hemorragia. Além de outras vitaminas e minerais que a tornam rica para consumo diário.

Limonada com Manjericão

Seu uso pode ser em temperos de alimentos, compressas, infusão, cataplasma ou maceração para picadas de inseto e acne, além de gargarejo para problemas de garganta e limpeza bucal. Suco feito das folhas pode ser aplicado em infecções por fungos.

Um estudo científico realizado no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade de Qom no Iran sobre os efeitos do extrato hidroalcólico (tintura) de Manjericão para avaliação da retenção de memória de cobaias, as quais foram divididas em dois grupos, ambos recebendo estímulo elétrico sendo que apenas o primeiro grupo recebia extrato de manjericão na sequencia e o outro recebia placebo, tinha como objetivo a avaliação do tempo de retenção de memória. Para isso era feita a contagem do tempo que as cobaias demoravam para sair da plataforma após estímulo eletrico e houve uma diferença extremamente positiva no grupo teste (que recebeu o extrato), o que levou a conclusão de que os resultados positivos obtivos foram consequência dos antioxidantes presentes no Manjericão.

Isso ajuda a reforçar a sugestão de consumo junto aos alimentos não apenas para ajudar na saúde diária, mas também para facilitar os processos saudáveis de envelhecimento do corpo.

Óleo essencial de Manjericão pode ser bastante benéfico no tratamento de dores de cabeça e enxaqueca, além de ser um tônico para tratar depressão. Cuida de problemas estomacais desde soluços até naúseas e infecções respiratórias. Picadas de insetos também podem ser tratadas com o uso do óleo diluído em óleo vegetal ou álcool de cereais e água destilada para spray.

Floral

No uso de vaporisadores o efeito se dá aos males relacionados a mente/ sistema nervoso central, assim é possível melhorar a concentração e facilitar os processos de pensamento racional após seu uso. Embora os demais efeitos também sejam notados, incialmente devido a inalação a mente acaba recebendo efeito mais rápido.

Se usado no banho (7 gotas para um adulto) pode ajudar no tratamento de gota, artrite, dores musculares e menstruais.

Floral da linha Califórnia se usa das propriedades vibracionais dessa planta considerada sagrada na Medicina Ayurveda, sendo usada para casos de pessoas que separam a espiritualidade da sexualidade, ou seja, sexo não pode andar com os processos da alma. Esse floral ajuda a pessoa a superar o conceito mental de que a atividade sexual está associada com aquilo que é secreto ou pecaminoso. Esse floral auxília a pessoa a elevar ambos os aspectos da vida a um patamar sagrado e parar com a luta interior de tentar aniquilar um dos instintos.

Banho de Ervas Medicina Ayurveda
Banho de Ervas Medicina Ayurveda

Uso religioso: A queima da erva age como um incenso com propriedades antissépticas, além de acalmar e trazer paz de espírito a todos. Nos banhos tem efeito revigorante e protetor do campo áurico, sendo essa erva associada a Orixá Oxum, rainha das águas doces, senhora do amor e da abundância.

Na culinária é famoso pelo extenso uso principalmente na cozinha italiana, combinando bem com azeites, tomates em combinações em massas e saladas. Em pratos quentes procure acrescentar ao final para que o calor não estrague suas propriedades medicinais.

Contra indicações para grávidas devido as propriedades emenagogo (regula menstruação) e usar em baixa quantidade para pessoas com pele sensível.

Curiosidades
=> Considerado uma erva sagrada entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu.

=> Ocorrem mais de 60 variedades diferentes de manjericão, com variações na cor, tamanho e forma das folhas, porte da planta e concentração de aroma.

=> No interior do México é conhecido como “talismã do amor”.

=> Em comércios pode-se encontrar seu uso próximo as portas para atrair clientes.

=> Usado no antigo Egito nos processos de embalsamento.

Depois de todas essas informações fica difícil não se apaixonar por essa erva tão famosa. E você como gosta de usar o manjericão?

Abraço de pesto 🙂
Stela

Dúvidas? Mande nos comentários ou no nosso email.

Vaso de 7 Ervas
Vaso de 7 Ervas

#mosaiconatural #bussoladavida #praserfeliz #saude #bemestar #naturopatia #propositodealma #espiritualidade #autoconhecimento #saudenatural #cuidedevoce #transformeoseumundo #medicinaintegrativa #xamanismo #curaancestral #poderpessoal #alimentaçãonatural

 

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s