Terapias Naturais Aplicada à Saúde da Mulher

Escrevi alguns textos com conceitos e dicas de como podemos usar as terapias naturais como nossas aliadas no dia a dia, mas antes de entrar na dicas vamos entender o Conceito Saúde e Visão Integrativa?

Mosaico Natural Saude Integral

Segundo a Organização Mundial da Saúde, ser saudável não significa apenas ter um estado de ausência de doenças, mas também um completo bem estar físico, mental, emocional, social e espiritual. Condição essa considerada dinâmica, já que o que é bem estar dentro de cada uma dessas categorias pode mudar de acordo com o andar da vida de cada pessoa.

Segundo alguns estudiosos, a saúde perfeita é considerada como um estado de consciência para além do corpo físico, é uma condição que mescla conceitos da espiritualidade à matéria, como na Yoga, por exemplo, em que a alma é sempre perfeita e se conseguirmos alcançar o estado de conexão constante com ela, nosso corpo físico e todos os aspectos materiais irão refletir essa condição original perfeita formada pelo Universo Criador e sairemos do jogo dual entre “certo” e “errado”, que geram tantos conflitos internos e externos nocivos à saúde.

Sob essa ótica, nossos sintomas imperfeitos de saúde física, emocional, mental e social (situações de conflito) vem de não permitirmos que a ação perfeita da Luz Criadora atue sobre nossos corpos, através do livre arbítrio. Ou seja, toda vez que deixamos de ouvir nossa alma, através da paz interior e optamos livremente por ações baseadas no medo, na raiva, no controle e por ai vai, somos levados a experiênciar a vida de forma diferente do que a Presença sugere, estamos criamos condições para os desequilíbrios.

Mosaico Natural Saude Integral Mente Coração

Para que isso não aconteça é possível usar diversas técnicas e é daí que surge o conceito de Saúde Integrativa utilizado pela Naturopatia, que busca combinar diferentes métodos para ajudar o corpo a retomar o equilíbrio natural através da re-harmonização das nossas emoções e do nosso corpo físico.

A combinação dessas técnicas depende da adaptação do paciente, da sua rotina e da especialização que cada profissional tem, mas o importante é que sejam considerados os tratamento alopáticos convencionais já em andamento, alimentação sob forma de nutrição terapêutica (alimento como remédio), terapias naturais diversas, como aromaterapia clínica, florais, reiki, acupuntura, massoterapia, ervas medicinais entre tantos outros, além de avaliar também o estilo de vida de cada um.

Quanto mais o paciente se conhecer e puder expressar seus conflitos pessoais, mais eficaz e assertivo será a combinação dessas técnicas para ajudar com que a resolução interna e a ressignificação de fatos passados possa acontecer e o estado de harmonia interna seja restaurado não apenas para a mente, mas para o espírito e corpo.

Então, podemos concluir que o tratamento com base no conceito integrativo é dinâmico e depende tanto da atuação do profissional, quanto do paciente como corresponsável pela manutenção e avanço positivo do tratamento. Aqui não se trata de tomar um comprimido e esperar que ele resolva seus problemas, aqui se trata de arregaçar as mangas e trabalhar internamente, aceitando e falando sobre a agressividade, raiva, mágoa, inveja, ciúmes, autoritarismo, controle, carência, medo e por ai vai, que habitam naturalmente dentro de todos nós. Uma vez que reconhecemos nossa humanidade e a aceitamos, estamos mais próximos da cura, mais do que a ignorância jamais nos faria estar.

Grande abraço,

Stela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s