Aromaterapia Aplicada à Saúde da Mulher

Menstruação, TPM e Questões Hormonais na Aromaterapia

Estrogênio, Progesterona, Prolactina e Testosterona são os hormônios que compõe a química feminina, responsáveis pelo metabolismo, reserva de gordura, massa muscular, libido, gravidez, menopausa, TPM, disposição física, condições cutâneas, capilares e lactação e o desequilíbrio deles pode trazer problemas em diversas situações da nossa vida.

Na aromaterapia podemos optar por óleos essenciais que atuam diretamente nos sistemas femininos como Gerânio (Pelargonium graveolens), Clare Sage (Salvia Sclarea), Cipreste (Cupressus sempervirens), Lavanda (Lavandula officinalis) e óleos cítricos para trazer mais leveza, alegria e espontaneidade, como é o caso das laranjas doce e amarga (Citrus auratium var. dulce ou amara, auxiliando no controle do apetite – doce aumenta, enquanto a amarga reduz).

Caso esteja no inicio da gravidez, até 12o semana, é indicado não fazer uso da aromaterapia e também suspender durante a lactação.

aromaterapia mosaico natural

Sinergia em Creme para Reequilibrar Hormônios e Seus Sintomas (TPM, Cólica, Retenção Líquido, Inchaço, Mudanças de Humor, Libido, Alterações Menstruais e Metabólicas)
  • 100g de creme neutro, de preferencia orgânico;
  • 10 gotas de óleo essencial de Gerânio
  • 10 gotas de óleo essencial de Clare Sage
  • 15 gotas de óleo essencial de Laranja (ou outro cítrico, como Grapefruit)

Aplique dos pés até o quadril em movimentos ascendentes por toda a perna, massageando especialmente as glândulas atrás dos joelhos (acima da panturrilha) e virilha para ajudar o sistema linfático a eliminar toxinas retidas no corpo.

Além dos benefícios físicos trazidos pela combinação química dos óleos essenciais, você também terá a atuação mental/ emocional da sinergia, que nesse caso é de resgate da feminilidade, sensualidade, criatividade, generosidade, leveza, alegria e receptividade. Se a vida foi muito dura e te deixou com a alma ferida e sente que seu lado feminino precisa de atenção, essa sinergia é uma aliada poderosa.

aromaterapia mosaico naturalI

Sinergia em Escalda Pés para Inchaço e Cansado nas Pernas
  • 1L água quente
  • 2L água fria (total das temperaturas não deve ultrapassar 39oC)
  • 10ml de álcool de cereais ou leite integral
  • 5 gotas de óleo essencial de Cipreste
  • 2 gotas de Laranja Doce ou Amarga

Pingue o óleos essenciais no álcool ou no leite e depois das gotas se misturarem ao conteúdo, coloque na água do escalda pés. Fique na imersão por cerca de 20 min. Se desejar, faça uma massagem nos pés com seu creme neutro preferencial.

***Não se esqueça de testar a temperatura da água antes de colocar os pés.***

Além de acelerar circulação linfática, o óleo de cipreste é rico em fitohormonios que irão regular os níveis de estrogênio, auxiliando nos sintomas de TPM, alteração de humor, inchaço e emocionalmente é um importante aliado para os momentos de grandes mudanças da vida. Aqueles que algo precisa morrer para o novo surgir, como casamento, emprego, casa, família, pois ajuda a libertar nosso apego e dá coragem para viver o novo com leveza.

 Linda e perfumada aromaterapia ❤ para você, sua saúde e da sua família.

 Stela Kiill Naturopatia_Oficina de Aromas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s