Óleo Essencial de Eucalipto Smithii

Nativo da Austrália, temos hoje conhecimento de cerca de 700 espécies de Eucalipto, e dessas cerca de 500 produzem óleos essenciais para diferentes segmentos da indústria como produtos de limpeza, alimento e por fim os medicinais que são quatro os mais usados – Citriodora, Radiata, Globulus e o Smithii.

O tipo Smithii tem em sua composição um Óxido chamado 1.8 cineole que torna sua ação mais suave para o organismo que já está debilitado por problemas respiratórios, especialmente congestão nasal que decorre de muitos desses quadros. Esse componente tem forte ação mucolítica (desfaz o muco), antibactericida e analgésica.

O que gosto muito de analisar em todas as plantas é a botânica de suas características de comportamento junto à natureza e no caso do Eucalipto, há duas características interessantes que é a capacidade de drenar para si água de terrenos alagadiços, ou seja, ele tem a capacidade de puxar a umidade do solo para si (isso pode ser prejudicial em alguns locais, por isso é temido por produtores dependendo de onde é plantado), então temos a clara conexão entre a ação mucolítica e a capacidade drenadora da árvore. Em termos emocionais, se refere a capacidade energética das folhas de esterilizar e limpar emoções (que são ligadas à energia das águas) estagnadas, bloqueadas e já deterioradas dentro de nós.

As folhas frescas ou secas podem ser usadas em forma de infusão para inalação, para isso é só ferver água, colocar sobre as folhas numa bacia, jogar a água, cobrir a cabeça da pessoa com um lençol ou toalha e deixar inalar por uns 15 min. Caso você tenha um umidificador de ambiente, é interessante seu uso nessa forma, porque como tem a faculdade de esterilizar o ambiente, se torna um curador para a pessoa debilitada e uma proteção contra a proliferação da doença pelo ar. Outra forma de uso, mas mais indicada para uma limpeza energética é colocar as folhas entre o colchão e o lençol e fazer uma oração para a necessidade do momento.

Esse último uso está muito relacionado a um fenômeno característico dos Eucaliptos que se chama alelopatia, que consiste na capacidade de dificultar ou mesmo impedir o crescimento de outras plantas a seu redor, ou seja, a  eficácia dela em proteção energética é notável, por isso também é muito utilizada em defumações e sua ação é atemporal 😉

E está ai, Eucalipto é muito mais do que para perfumar a saúna ❤

Grande abraço,

Stela

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s