Unha de Gato & Seus Benefícios Para a Saúde

em

Unha de Gato (Uncaria tomentosa) é uma das ervas da velha guarda rsrsrs… cresci ouvindo esse nome e a infusão dessa erva permeou minha infância. Depois ela sumiu junto com tantos outros medicamentos naturais poderosos e os comprimidos dominaram nossas vidas. Toda a medicina natural foi reduzida a cházinho de vó para cuidar de uma gripezinha fraquinha, um espirro aqui outro ali e nosso contato com a natureza foi diminuindo, se reduzindo a pequenos passeios num parque, quando ele existe, as vezes numa cachoeira ou praia no fim de semana ou nas férias, mas para tomar aquela cerveja e descansar a cabeça. Nos perdemos da força primordial que tudo sustenta e os resultados disso vemos claramente: números crescentes de distúrbios emocionais, psicológicos, físicos, energéticos e espirituais. Problemas como depressão, deficit de atenção, câncer de todo tipo, alergias, dores e por ai vai se tornaram comuns e hoje é “normal” se ouvir nas conversas em ponto de ônibus a lista de remédios que cada um toma… a competição é para quem toma mais ou vai no mais forte porque seu problema de saúde é pior.

Seria engraçado se não fosse muito trágico.

Nosso comodismo nos fez abrir mão da nossa saúde pela alimentação e nos contentamos em comer qualquer coisa que vem num saco plástico porque é mais rápido e nem questionamos a origem, a forma de produção, os compostos químicos e a ausência de nutrientes. Comemos para não sentir o incomodo da fome que insiste em bater. O que não se contava é que essa fome não é apenas no estômago, ela é uma fome do ser humano, de cada pessoa, por vida, por alegria e saúde que vem para nós de diversas formas, desde que não fechemos essa porta e as ervas são uma dessas vias.
As inflamações são uma constante e além da base alimentar que as gera, há as questões emocionais que insistimos em não olhar e resolver, dai o corpo dói, mas a vida sempre generosa, sempre está ali nos esperando, nos chamando para nos abraçar e a Unha de Gato voltou pra mim justamente num desses momentos. Já contei anteriormente de uma época que tive dores fortíssimas pelo corpo e aproveitei essa dolorida oportunidade para me especializar na medicina das ervas voltadas para esses quadros de dor, porque a dor é muito maior do que a física, ela faz a alma sangrar quando se quer pegar um simples copo com água e a mão falha e os efeitos emocionais disso podem ser vastos, por isso olho a dor com respeito e carinho.
A Unha de Gato (U. tomentosa) tem um amplo estudo feito pela pesquisadora americana Leslie Taylor (que foi fortemente perseguida pela indústria farmacêutica pelos resultados dos seus estudos com as ervas no tratamento de câncer) e suas pesquisas e um imenso banco de dados independente pode ser encontrado em seu site www.rain-tree.com/catclaw.htm (em inglês) sobre essa erva e muitas outras relacionadas a floresta Amazônica.
Segundo informações clinicas já comprovadas e descritas por Leslie as principais propriedades da Unha de Gato são seus efeitos antiinflmatórios, imunoestimulantes, antimutagênico, anticancerigeno e antiulcerativo.
“Pode ser usado em complemento para o câncer (redução de efeitos colaterais da quimioterapia e proteção das células), como detox intestinal e anti-inflamatório para quadros como Crohn, colite, diverticulite, síndrome do intestino irritável (SII) e outros problemas intestinais, como um anti-inflamatório para artrite (todos os tipos) e dores musculares / distensões / lesões (aqui é a parte que permitiu a volta dessa erva aos meus estudos para a dor), como um tônico diário geral (para tonificar, equilibrar e fortalecer todas as funções do corpo) para úlceras do estômago e colite ulcerativa e como um protetor preventivo de úlcera / estômago e intestino).”
Para se beneficiar dessas propriedades você pode usar a erva em forma de chá, uma ou duas xícaras por dia, tintura de 2 a 4ml por dia ou extrato em capsulas de acordo com orientação profissional.
Medicamentos naturais também tem contra indicações e aqui vale essa regra: com teste comprovado em laboratório, há componentes que podem afinar levemente o sangue, para quem está em tratamento de imunossupressores também não se recomenda o uso, visto sua ação estimulante do sistema imunológico e para quem está buscando engravidar, também houve constatação de ação antifertilidade, o que poderia prejudicar a ação do tratamento, então sempre mantenha seu tratamento em andamento e consulte um profissional da área antes de se auto medicar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s