Óleos Vegetais na Aromaterapia

em

A aromaterapia em alguns momentos nos dá a impressão de que se trata apenas de óleos essenciais, mas isso não é verdade 😉

Antes de mais nada vamos entender a diferença entre os óleos vegetais e os essenciais:

Óleos essenciais são extraidos de plantas aromaticas ou parte delas, como as flores, raízes, folhas, casca, tronco ou mesmo a planta toda através de processo a vapor ou arraste (com solvente) – nem toda planta tem óleo essencial. É preciso ter a molécula do aroma para poder extrair essa medicina do vegetal.

Óleos vegetais são extraídos de oleaginosas, como amêndoas doces, sementes de girassol e uva, macadâmia, coco entre outras. Esses óleos são os transportadores dos óleos essenciais, ou seja, são a base de dissolução.

Os óleos essenciais são altamente concentrados e podem causar reações se usados puros na pele, então os óleos vegetais vem em conjunto para serem a base do uso permitindo que o óleo essencial atue sem efeitos desagradáveis e isso nos dá uma outra ferramenta maravilhosa de tratamento, pois podemos combinar tanto as propriedades medicinais de ambos os óleos para potencializar o resultado do tratamento. Assim, podemos ter como exemplo uma paciente que esteja com questões hormonais.

Para essa pessoa, além dos óleos essenciais fitohormonais, poderíamos usar como base de transporte o óleo de gemem de trigo que possui grandes quantidades de vitamina E, K, Potássio, Sais Minerais e Gorduras Insaturadas, ou seja, uma combinação que trará benefícios como prevenção de aborto e parto precoce, trata a infertilidade, regula a menstruação, TPM e menopausa, atua como antioxidante prevenindo envelhecimento precoce.

O gemem de trigo é obtido no processo de moagem da farinha, é o miolo do grão que é retirado do produto por conter alto teor de gordura e o óleo usado na aromaterapia precisa ser obtido por prensagem a frio, já que o calor danifica as propriedades medicinais desse composto. É um produto de valor agregado mais alto, mas que compensa quando o objetivo é a qualidade e o resultado na saúde da pessoa.

Então, se você almeja fazer uso da aromaterapia avançada, não esqueça dessas joias preciosas. Estude, pesquise e novamente, confie no fornecedor. É inclusive muito possível se usar azeites extra virgens de alta qualidade vendidos em supermercados que venham em embalagem de vidro escuro para garantir o teor medicinal. Usar um óleo vegetal de má qualidade para base de óleos essenciais medicinais é um desperdício das propriedades curativas e do seu tempo como profissional.

Stela Kiill

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s