O Que São Óleos Essenciais

Na Aromaterapia, o uso dos óleos essenciais são a prática imprescindível para que essa medicina aconteça. Maria Bethania cantou lindamente em Salve As Folhas, “sem folha não tem sonho, sem folha não tem vida, sem folha não tem nada” e isso para a Aromaterapia é uma imensa verdade e teríamos uma versão dizendo que sem as folhas não tem óleo essencial, e se não tem óleo essencial, não tem nada. A natureza das folhas, flores, raízes e resinas é a matéria única da qual é possível extrair as moléculas aromáticas. Sem isso não tem toda uma medicina baseada em plantas na forma líquida. 

Os óleos essenciais são um produto da destilação, e nesse processo são extraídas as moléculas vegetais responsáveis pelo metabolismo secundário das plantas, ou seja, é o sistema de proteção, reprodução, defesa, controle de temperatura entre outras funções, nem sempre claras para nós, mas que permite à planta interferir no meio que habita e se nutrir dele para manutenção de sua vida.  

Alguns aromaterapeutas defendem que os óleos essenciais reais e verdadeiros são aqueles extraídos apenas por arraste a vapor (destilação a vapor), portanto os produtos extraídos por absoluto ou CO2 seriam considerados óleos aromáticos. Fato é que, independe do conceito técnico, são soluções extraídas naturalmente e usadas para manutenção da nossa saúde, se estivermos dentro de um contexto clínico (embora os absolutos sejam recomendáveis apenas para perfumaria).

As glândulas vegetais que guardam as moléculas aromáticas, são ativadas por diferentes razões, por exemplo na lavanda (Lavandula angustifolia), elas ficam mais ativas nos meses de alto verão com o sol a pino e é nesse momento que são colhidas para serem destiladas, pois terão maior quantidade de óleo essencial em sua estrutura – é o metabolismo da planta trabalhando para manter a temperatura interna estável. Já com o Ylang Ylang (Cananga odorata) é diferente, seu perfume é mais intenso nas primeiras horas da manhã com a presença ainda das gotículas de orvalho. 

Trabalhar com a destilação dos óleos essenciais é mais do que colocar plantas no destilador, é entender sua alma, é observar sua inteligência e permitir que a planta te mostre o que ela é para o mundo de forma livre, em cada lua, cada estação, cada momento da noite e do dia. Uma pessoa observadora, sagaz e paciente é o que está por traz de um óleo essencial de altíssima qualidade. 

Quanto mais alta a qualidade, maior é o potencial de cura energético, espiritual, emocional e físico que esse óleo trará para um tratamento de Aromaterapia Xamânica, pois o que importa nesse âmbito de cura é a pureza preservada da planta em seu potencial mais único. Quanto mais próximo sua energia for da vibração na natureza, mais potente será o caminho da cura.

Para aprender mais sobre a Aromaterapia Xamânica e todo o extenso conhecimento que ela traz, venha participar da turma 2020. Módulo I em 30 e 31.01 das 9h as 18h. Informações em Cursos e Eventos ou naturalmosaico@gmail.com

Aromaterapia é essência da vida! 

Stela Kiill 

Foto: @tinymountain

#aromaterapiaxamanica #oleosessenciais 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s