Para Que Serve o Óleo Essencial de Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto tem diversos usos e benefícios, mas aqui irei listar os 5 principais para te mostrar porque ele deve fazer parte da sua caixinha de cuidados aromáticos. Vamos lá?

São cerca de 600 espécies de eucalipto, mas nem todas são usadas para extração dos óleos essenciais, por isso é importante sempre se atentar ao nome botânico em latim para que tenha certeza de comprar o que realmente deseja. Tudo o que deixei aqui de conteúdo se aplica a todos, com variações mais ou menos intensas, dependendo da espécie em questão:

Identificação botanica de Eucalyptus
Diferentes de Especies de Eucalyptus
  • Expectorante: tem um composto químico presente nesses óleos essenciais chamado de 1.8 cineole ou eucaliptol para os íntimos 😉 e que o torna responsável por aliviar a carga excessiva de muco produzido pelo organismo. Se estiver com sinusite e tem dificuldades de limpar internamente as vias respiratórias, esse óleo pode ser de grande valia.
    • Analgésico: se o seu quadro respiratório inclui dores de cabeça, faciais ou incômodos em geral, esse óleo essencial também tem ação de aliviar esse agravante. Em um estudo conduzido no Departamento de Biologia, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, foram avaliadas as ações contra as dores e inflamações com testes em cobaias. Veja o estudo completo aqui.
  • Anti inflamatório: o mesmo grupo de cientistas estendeu a avaliação da ação de três espécies de óleo essencial Eucalyptus citriodora (EC), Eucalyptus tereticornis (ET), and Eucalyptus globulus (EG) nos efeitos anti inflamatórios induzidos nas cobaias. Embora os resultados nos parâmetros gerais (analgésico e anti inflamatório) possam dar suporte a estudos futuros, para alguns índices não foi possível demonstrar com eficiencia os resultados, mesmo que os ferimentos das cobaias tenham respondido de forma positiva, e isso demonstra que a natureza dos óleos essenciais é extremamente complexa.
    • Antifúngico: em junho de 2010 foi realizado um estudo pela Universidade Federal da Paraíba para provar a ação antifúngica contra os agentes causadores da Candidiase bucal. Para esse estudo foram criados dois grupos, o teste e o controle, ao qual foram ministrados antifúngicos sintéticos, como a miconazol e nistatina e no grupo teste foi aplicado o óleo essencial Eucaliptus globulus que avaliou o índice de Concentração Fungicida Mínima (CFM) e diminuição de 81% das amostras ensaiadas. Veja o estudo completo aqui.
  • Muitos Outros Benefícios: num estudo realizado pela Universidade São Camilo, temos listados, de acordo com os compostos químicos, diversas ações terapêuticas dos óleos essenciais, tais como: potencial antiséptico, antiviral, expectorante, estimulante do sistema respiratório, antiinflamatório, adstringente e ativa a circulação. É indicado para tratar herpes simples, bronquite, asma, tosse, catarro, resfriado, diabetes, sinusite, má-circulação, distúrbios do trato urinário, dores musculares, reumatismo e mordida de cobra. Se aplicado diretamente sobre uma ferida, reduz o tempo de vida do vírus e reduz a dor. É muito utilizado para reequilibrar a respiração (ofegante ou curta). Nas esferas mental e emocional, o óleo de eucalipto é indicado para pessoas pessimistas e com pensamentos fixos e obsessivos. Na esfera física, o óleo de eucalipto dilata a musculatura dos brônquios, pulmões e traquéia, reduz a coriza e a febre e desobstrui as vias aéreas. Veja estudo completo aqui.

Conheça 3 Maneiras de Usar o Óleo Essencial

  1. Aromatização de ambiente – coloque de 3 a 6 gotas em um difusor com água fria e aromatize o ambiente (minha escolha preferida).
  2. Bastão inalador – adicione 3 gotas no bastão de algodão e inale sempre que sentir necessidade.
  3. Escalda pés – dissolva 3 em uma colher de sobremesa de mel e despeje em 3L de água morna. Permaneça por cerca de 20 min e se proteja de friagem depois desse processo.
Bastão Inalador de
Óleos Essenciais

Quais Cuidados Tomar no Uso

Não ingerir é talvez e principal e mais importante aviso, a não ser sob orientação de um profissional especializado em Aromaterapia Francesa que conheça as dosagens, os veículos indicados e as interações passíveis de ocorrer.

Crianças com menos de dois anos, mulheres grávidas, pessoas em crise asmática devem recorrer a outros óleos essenciais para tratamento, preferencialmente sob orientação profissional.

Como Comprar e Armazenar os Óleos Essenciais

A qualidade dos óleos essenciais depende de diversos fatores que vão desde a seleção das sementes usadas na plantação ou se são selvagens, solo, clima, quantidade de chuvas, idade das plantas, estação do ano e muitas outras coisas que possam garantir que o óleo essencial não tenha sido adulterado desde sua extração até chegar a você.

A confiança no fornecedor, nos testes realizados a cada lote envasado, bem como se o óleo é estável (perfumaria) ou não (para uso clínico), são importantes de serem levados em consideração.

Você precisa avaliar o que é importante para você na questão do que deseja obter com o uso dos óleos essenciais e a partir dai selecionar seu fornecedor.

Fiz uma avaliação (confira aqui), sobre uma das empresas que uso os óleos essenciais, a Young Living, por que o processo de qualidade deles é de ponta a ponta (desde a plantação ao envase), além de fornecerem uma linha ampla de óleos essenciais. Tenho outros fornecedores também, mas todos eles tem que atender ao processo de controle de ponta e ponta e não alterarem a composição para que os óleo seja estável, pois uso para finalidades clínicas e terapêuticas.

Abaixo deixo também um vídeo do Autor da Própria Saúde com informações adicionais sobre essa planta incrível que é o Eucalipto.

Gostou desse material? Então compartilha com quem precisa dessa informação, nos seus grupos de estudo de aromaterapia, para o grupo da família e todos que tem sofrido com problemas respiratórios. Informação de qualidade sempre ajuda quem precisa.

Grande abraço,

Stela Kiill

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s