Efeitos dos Óleos Essenciais no Tratamento de Pacientes com Depressão

Em 2009 foi realizado um estudo científico sobre a avaliação nos efeitos clínicos dos óleos essenciais para tratar pacientes com depressão ou sintomas depressivos como sintoma agravante do tratamento de câncer.

Foram três cientistas da Universidade Politécnica de Hong Kong, que revisaram outros estudos feitos entre os anos de 2000 a 2008 sobre o uso de óleos essenciais em pacientes com depressão ou sintomas depressivos para concluir sobre os resultados de seus efeitos clínicos. Para isso, eles realizaram uma revisão de cinco diferentes bancos de dados eletrônicos para identificar todos os artigos de periódicos que revisados ​​por pares e que testaram os efeitos da aromaterapia na forma de massagem terapêutica para pacientes com sintomas depressivos.⁠

Os resultados foram baseados em seis estudos selecionados que examinaram os efeitos da aromaterapia nos sintomas depressivos em pacientes com depressão e câncer. Alguns estudos mostraram efeitos positivos dessa intervenção entre esses três grupos de pacientes.⁠

Assim, de acordo com essa análise, os estudiosos recomendam que a aromaterapia possa continuar sendo usada como terapia complementar e alternativa para pacientes com depressão e sintomas depressivos secundários decorrentes de vários tipos de condições médicas crônicas. ⁠

“A Review on the Effects of Aromatherapy for Patients With Depressive Symptoms⁠
V W C Yim, Adelina K Y Ng, Hector W H Tsang, Ada Y Leung”.⁠ (Clique Para Ver o Estudo).


⁠O estudo da psicoaromaterapia, ou seja, o estudos dos óleos essenciais para cuidar da saúde mental e emocional é uma das minhas maiores paixões e dedico boa parte do meu tempo de estudos em desenvolver pesquisas e materiais que possam aprofundar essa questão. Um dos resultados desse estudo foram algumas pautas que levei para a TV sobre esse tema.

Abaixo deixarei o link do YouTube para que possa ter acesso a mais conteúdo e informação.

Efeitos dos Óleos Essenciais no Tratamento de Pacientes com Depressão por Stela Kiill na Rede Brasil TV

Se olharmos tecnicamente a composição química, todos os óleos essenciais têm propriedades terapêuticas que permitem uma ação antidepressiva, mas alguns são mais conhecidos, como os óleos citrícos – limão siciliano, laranjas doce e amarga, mandarina, grapefruit, por exemplo. Para outras opções é interessante avaliar a origem desse quadro, mas no geral, gerânio, ylang ylang, sândalo, cedro e olíbano também são muito bem aceitos. Uma forma excelente de usá-los e colocar um total de até 6 gotas de óleo essencial no difusor de água fria durante 30 min 3xdia.

Apesar das dificuldades existentes para que estudos conclusivos sejam publicados, há sempre material de pesquisa que fundamenta o trabalho dos profissionais da área e te convido a participar dessa Comunidade Aromática que é apaixonada pelos óleos essenciais e que, independente de marca, nome, escola de estudo, tem carinho por aprofundar seus conhecimentos e compartilhá-los com o mundo, criando assim uma sociedade com mais saúde.

Seus grupos de estudo ou mesmo quem nada conhece de óleos essenciais, vai te agradecer quando descobrir a riqueza do benefício que você está ensinando a essas pessoas.

Se quiser saber mais sobre a qualidade e compra de óleos essenciais, clique aqui.

Grande abraço,

Stela Kiill

Mosaico Natural – Aromaterapia por Stela Kiill

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s